Um pouco de História…

O surgimento do origami é desconhecido, segundo Ueno (2003), talvez o origami tenha se originado na China, criado pelo general Ts’ai Lun que originou papel através de cascas de árvores ou pelo menos a noção de folhas de papel como a temos hoje em dia, sendo levado ao Japão apenas no século VI por um monge budista.

O Japão a partir daí se aperfeiçoou nesta arte, onde se espalhou por todo o país rapidamente devido sua pequena porção de território. Mas como na época o papel era de pouco acesso para as classes sociais mais baixas só era usado em festividades religiosas. Com o passar do tempo o Japão foi-se desenvolvendo e o papel tornou-se mais acessível, assim o origami tornou-se uma atividade familiar onde suas técnicas eram também passadas de pais para filhos por isso não se tem diagramas antigos de como eram feitos os origamis.

O origami foi difundido na Espanha pela invasão dos mouros, onde após a expulsão destes, foi-se aperfeiçoando nesta arte. E foi “Miguel de Unamuno (1864-1936), um filósofo espanhol, foi um dos que ajudaram a difundir o origami no ocidente, desenvolvendo várias figuras principalmente de animais”(UENO,2003). No Brasil chegou junto com os colonizadores, sendo muito difundido também com a chegada dos imigrantes japoneses.

Os Origamis( dobraduras )

A visualização dos sólidos geométricos sempre é um grande fator a se relevar, principalmente no 3º ano, o discente encontra dificuldades ao se deparar com os prismas e as pirâmides, pois é de certa forma algo recente para eles no momento e o método  exposto aos alunos dificulta a aprendizagem, porém o origami pode ser uma alternativa prática para resolver esta questão, pois terá algo tangível onde possam constatar as formas, diferenças e dimensões, além de os mesmos poderem estar confeccionando seus sólidos os dando uma base para resolver os exercícios que serão posteriormente propostos.

Tendo em vista as dificuldades encontradas em ensinar e aprender a disciplina de prismas e pirâmides, devido à dificuldade de visualização, interesse e aprendizagem do aluno. O origami pode vir a ser utilizado como um instrumento de aprendizagem, o qual possa incentivar o aluno, assim como apoiá-lo em suas dificuldades de visualização e concentração.

O Objetivo é auxiliar o aluno com a visualização, para obter tal êxito, faz-se necessário demonstrar ao aluno como manusear o papel para obter tal conhecimento. Para ensinar a geometria plana, pode-se utilizar das dobraduras para criar um suporte ou uma ponte, para que o aluno possa estar concretizando a teoria na prática, o que torna interessante ao educando. Por exemplo, tome uma folha de papel quadrada, dobre os lados paralelos e encontrará as duas retas que transpassam o meio deste quadrado, tomando esta mesma figura ou papel, conte cada ponta como um ponto ABCD, unindo as pontas AC e BD formamos duas diagonais, para facilitar a visualização, é melhor marcar com um lápis ou caneta, pois você poderá consultar sua dobradura a qualquer momento. Este exemplo é só mais uma forma de utilizar, mas com o origami, você pode encontrar as mediatrizes, ortocentro de um triângulo, relação áurea, entre outros.

Utilizando o origami o educando instruído pelo docente, podem criar cubos, tetraedros, octaedros, entre os mais variados tipos de representações de animais e plantas, onde podem ser utilizados conhecimentos geométricos, como ponto, vértice, segmento de reta, figuras, bissetrizes e muito mais. Abaixo estão alguns dos origamis feitos para servirem de modelo. Alguns destes já foram utilizados em algumas aulas de reforço pelos PIBIDIANOS.